Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da Esclerose Múltipla?
Editor Clínicas Escola
maio 8, 2023
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica crônica e autoimune que afeta o sistema nervoso central, causando danos tanto na bainha de mielina (camada protetora dos nervos) como nas células nervosas. Embora as causas ainda sejam desconhecidas, estima-se que o número de casos já ultrapasse 2,3 milhões de pessoas no mundo. Mulheres com idade entre 20 e 40 anos costumam ser as mais afetadas.
Como no próximo dia 30/05, é comemorado o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, resolvemos falar um pouco mais sobre a doença aqui em nosso blog. A data foi criada pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla para conscientizar a população a respeito dos desafios enfrentados pelos pacientes que vivem com ela.
Doença ainda não tem cura, mas tem tratamento
Apesar de ainda não possuir uma cura, o tratamento atua amenizando os sintomas mais comuns, tais como fadiga, fraqueza muscular, perda de visão e dificuldade de coordenação.
Entre as abordagens terapêuticas, a fisioterapia pode ajudar a melhorar a mobilidade, a coordenação motora e a força muscular, além de reduzir a fadiga e prevenir complicações secundárias, como a rigidez muscular e a perda de equilíbrio.
De maneira geral, são realizados exercícios de fortalecimento muscular e treinamento de equilíbrio, assim como exercícios respiratórios e técnicas de relaxamento. O uso de dispositivos de assistência, como órteses, andadores e cadeiras de rodas, também pode ser recomendado para que os pacientes consigam se movimentar com mais facilidade e segurança.
O acompanhamento deve ser feito por um fisioterapeuta capacitado
É muito importante ressaltar que a fisioterapia deve ser sempre realizada sob orientação e supervisão de um profissional qualificado. Apenas ele pode avaliar individualmente as necessidades de cada paciente e elaborar um plano de tratamento personalizado, levando-se em consideração também o estágio da doença. É possível combinar a fisioterapia com outras abordagens terapêuticas, como a terapia ocupacional e a fonoaudiologia, para maximizar os resultados do tratamento.
Aqui em nossa clínica escola, nossos profissionais estão preparados para garantir um atendimento diferenciado e humanizado. Se você é portador de Esclerose Múltipla, não hesite em procurar uma unidade mais próxima de você e iniciar seu tratamento.